Os serviços de segurança quando contratados por uma empresa têm como objetivo primordial proteger não só o patrimônio da organização, como também as pessoas que ali trabalham, minimizando os riscos e propiciando um ambiente de trabalho tranquilo e seguro.

Os agentes de segurança devem estar sempre atentos para evitar qualquer ocorrência como depredações, roubos, furtos, princípio de incêndio e qualquer outro acontecimento que possa vir a trazer prejuízos materiais e humanos.

Mas e quando o local de trabalho está vazio, seja à noite, nos fins de semana ou em outras ocasiões, e não há uma equipe de segurança no local?

Sem dúvidas nesses momentos há uma maior vulnerabilidade e isso pode ser aproveitada pelos criminosos, afinal o trabalho pode ser efetuado com maior facilidade e tempo.

Entendendo o papel de um profissional de segurança

O papel de um profissional de segurança engloba várias funções como o combate à perturbação, situações que ameacem a rotina de uma empresa e até mesmo a prestação de primeiros socorros até a chegada da assistência médica.

As empresas que prestam serviço de vigilância patrimonial devem ter autorização e serem fiscalizadas pela Polícia Federal e seus colaboradores devem ter cursos especializados na área.

Um dos papeis mais importantes de um vigilante patrimonial é a prevenção, que deve ser observada tanto dentro como fora do perímetro da empresa. Uma vigilância patrimonial efetiva engloba vigilantes de segurança, controles de acesso, rondas presenciais e controle de áreas através de câmeras de vigilância.

Através do monitoramento com câmeras e rondas permanentes de vigilantes treinados é possível controlar áreas isoladas e ao mesmo tempo locais de maior vulnerabilidade.

Descubra as vulnerabilidades

As áreas de pouca movimentação são um verdadeiro convite para indivíduos mal-intencionados e devem estar permanentemente baixo vigilância. Outros pontos a serem controlados tanto por câmeras como pelas rondas são janelas e portas que dão acesso para o exterior do imóvel.

Essas são entradas que os criminosos conseguem facilmente ultrapassar em poucos minutos. Além isso, a utilização de câmeras de vigilância acaba por inibir a ação dos marginais por receio de serem reconhecidos posteriormente.

Por isso caso existam muitas vulnerabilidades na estrutura de sua empresa e um assalto pode causar um enorme prejuízo, considere ter a presença de profissionais treinados a todo momento, inclusive quando não há atividade na sua loja, escritório, armazém, fábrica etc.

Para que seja criado um projeto eficaz de segurança é preciso recorrer a empresas especializadas em segurança, para que elas através de seus técnicos possam fazer um levantamento do local tanto na área interna como externa. Para essa tarefa, confie na Visud.

A partir desse projeto será possível criar um plano de segurança efetivo de acordo com um estudo sobre as vulnerabilidades do local. Com isso saberemos as necessidades de instalação de determinados dispositivos eletrônicos como a câmeras de circuito fechado, alarmes, sensores de presença e sistemas de controle de entrada e saída de colaboradores, fornecedores e veículos.

Toda a movimentação que ocorre na empresa deverá estar registrada e caso ocorram problemas ou mesmo sinistros ficará mais fácil a tomada de providências. Os profissionais são treinados na função, passam por reciclagens periódicas e, portanto, são preparados e experientes.

Eles deverão estar sempre em prontidão verificando os pontos fracos na segurança e atentos para detectar principalmente indivíduos em atitudes suspeitas antes que ocorra qualquer incidente.

Com os avanços constantes da tecnologia, a cada dia que passa dispomos de novas e eficientes ferramentas de combate na área da segurança e a um custo cada vez mais acessível.

Qualquer empresa, não importa o tamanho, deve estar preparada para enfrentar estes novos tempos em que a violência infelizmente é muito presente.